segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

DEFEITOS E FEITIOS


O ser humano não deixa de me surpreender. Quando penso que nada de novo pode acontecer, eis que me deparo em algo mais para reflectir. Talvez me centre sempre e inevitavelmente nos aspectos profundamente negativos intrinsecos a nós mesmos.
Mas sinceramente sinto-me numa estrada sem saída, e é com pena que afirmo que a maldade tem vindo a superar a bondade que eu acredito que todos temos dentro de nós, por vezes escondida, disfarçada, ou até à espera dos piores momentos para se revelar.
Se não fosse uma pessoa tão recta e firme nos meus principios e valores atrevia-me a afirmar que praticar o mal compensa. Felizmente para atenuar esta linha que por vezes só apetece mesmo transgredir acredito piamente que a justiça será feita, ainda que não no momento certo, vem sempre mais tarde e assume contornos diferentes, actua noutras áreas que não as que própriamente nós "pecamos", mas de qualquer das formas não deixa de ser gratificante e quanto a mim, serenamente esperar por ela, vê-la chegar...e poder estender a mão a quem literalmente nos tirou o tapete dos pés. É um acto tão nobre, que transpira e emana tanta superioridade que a justiça acaba de ser feita naquele momento.
Minutos, às vezes não passam de minutos, e não demora nada a voltar à normalidade, mas aquele momento aconteceu e disso não esquecemos jamais.
Entre tantos defeitos que se podem apontar ao ser humano, aquele que mais me toca e magoa é a ganância, e com este tantos outros vêm ao seu colo...As pessoas não sabem viver sem dinheiro, não é possivel, tenho consciência desse facto. Mas conseguem viver sem amigos, sem a cordealidade de uma amizade.
Essas pessoas que se julgam tão autónomas e independentes pelo peso consolador do seu bolso, não podem comprar nada que um dia realmente necessitem. É um vicio, e como todos os vicios, não passam de momentos felizes que depressa se transformam no pior dos pesadelos das nossas vidas. Do qual tentamos sair e não conseguimos, a quem vamos pedir ajuda? Aos que trocámos por uns momentos bem passados?
Acaba mesmo por acontecer no limite, resta saber se esses ainda lá estarão...
Espero que sim...Não sou vingativa.

2 comentários:

orianah disse...

Minha querida, eu já tive grandes, mas mesmo grandes ( e desagradáveis) surpresas vindas de pessoas de quem eu menos esperava! Por isso, no que toca a maldade, já nada me espanta...
E sim, ás vezes também acho que a maldade compensa! (felizmente só ás vezes...).

beijo grande*
Espero que estejas bem! :)

Maria Cota disse...

Geralmente, há sempre uma frase desculpabilizante que é verdadeiramente "multi-funções": "Não é defeito, é feitio".
Porém, há determinadas atitudes sem desculpa e que não podem de todo ser justificadas com particularidades de feitio ou de personalidade.
Ao longo da vida, vamos colhendo muitas desilusões, no entanto, no meio deste deserto, haverá sempre alguém que resiste e que age condignamente, com princípios e com ética, e, mais importante ainda, com sentido de humanidade.
Nada existe no universo sem o seu oposto e, thank God!, ainda há excepções!
Mais textos, mais textos! Estamos sedentos de mais prosa!:)

Beijinhos mtos y hasta luego!
Mary