domingo, 29 de abril de 2007

GIBSON LES PAUL

Estamos nos anos 50, em dada altura um senhor chamado Les Paul decide tentar a sua sorte, como tantos outros o fizeram apresentando o seu modelo de guitarra eléctrica à conhecida empresa de guitarras Gibson.
O mundo sempre foi feito de modas, nós mesmos somos de modas, e cabe claro às empresas seguirem-nas, mas caberia à Fender, outra reconhecida marca de guitarras lançar a Telecaster, um modelo de guitarras eléctricas. Lançamento esse que se demonstrou num autêntico sucesso.
Les Paul teve a oportuninade da sua vida, a Gibson não quis ficar atrás, não lançou em primeira mão mas soube e muito bem seguir as tendências.
Uma guitarra diferente do que se estava habituado, com caracteristicas bastante particulares, como o seu corpo construído maciçamente em madeira, um pesadelo para qualquer guitarrista com problemas de coluna, mas uma delicia em termos sonoros para qualquer músico ou simplesmente para qualquer ouvido.
A prova do seu timbre inconfundivel está na quantidade de nomes sonantes que optaram exclusivamente pela Les Paul como sua guitarra de eleição! Jimmy Page, Led Zeppelin, Slash, Joe Perry entre outros até a Eric Clapton ou Gary Moore que à custa dessa pequena obra de arte nos anos 90 reienventa o Blues.
Quer estejamos a ouvir Rock, Jazz ou Blues...daremos conta certamente se algum dos músicos empunhar uma GIBSON LES PAUL!





P.S.- A pedido do meu irmão :) Músico para sempre!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como dizia Perry Maison: " I rest my case".
Júlio, tu és grande, sabes k sim, e um dia uma grande pessoa também o irá saber e saberá aproveitar-te da melhor maneira...
Um beijo a toda a família Nery, pessoas de um ínfina bondade e índole imaculada.
Mil beijinhos. (Scarlet Cobain)