quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

HÁ PESSOAS


Não sei bem como colocar isto, isto que me vai na mente em texto, talvez esteja ainda um pouco verde...um pouco duro ou brusco...talvez seja uma situação que me irrite tanto que dá-me para falar, falar, nem sempre em tom baixo. Escrever sobre isto é bem complicado. Daí que não vá escrever sobre aquilo, mas tentar aproximar-me e creio que quem quiser chegar lá, ao ponto, chegará.

Não consigo deixar de soletrar uma frase "Há pessoas que se acham mesmo", parece-me uma expressão bem brasileira, mas traduz lindamente o que sinto para começar. É como a nossa saudade, a nossa palavra saudade.

Há pessoas que são quase que cómicas tal são as penas que pavoneiam diariamente, e como se pavoneiam, o mais cómico no meio disto tudo, é que normalmente são as últimas para se pavonearem, com razões para tal, razões óbvias e não uma justificação como uma licenciatura, um mestrado, um doutoramento, uma especialização e por aí fora.

Para determinadas pessoas nem todas as pessoas lá chegariam mesmo que quisessem. Para determinadas pessoas é preciso ser-se muito inteligente, e ter a dita cultura nas veias, fruto de esforço, dedicação, trabalho e empenho. Essas pessoas são especiais, e como tal devem ser tratadas como especiais, com uma maior educação, alguma cautela...afinal são pessoas fora do comum.

O que muito me espanta, é que estas pessoas fora do comum não páram de crescer, se fossem um ou dois, eu até engolia...mas não, a cada esquina, com cada pessoa com que esbarro é um génio.

Pessoas estranhas são as ditas e quanto a mim, muito bem, as normais.

Quem exige criatividade? Quem não a tem. Quem exige aquilo que não tem? Com que legitimidade o exige e faz disso critério de selecção? Não tem criatividade mas sabe escolher o mais giro? Seja lá do que for que estamos a falar.

Quem exige organização? Quem não é organizado, ou pior, quem não tem sequer capacidade de o ser. Mas essas pessoas ainda se dão a o luxo de opinar em relação à organização dos outros.

Há pessoas que gritam com pulmões cheios que têm formação para estarem a fazer o que estão a fazer!!!! Não era suposto? É motivo para tanto orgulho e alegria? Têm necessidade de a toda a hora demonstrar/mostrar a formação que têm? Hmm...não me parece um bom indicativo à partida, mas só à partida.

E essa dita formação cala quem e o quê? Mas que raio de argumento é esse Senhores (as) Doutores (as)? Se a têm é porque sim e ponto, não vos faz melhores nem piores dos comuns mortais, e sabem porquê? Porque ter-se formação não é tudo, não é quase nada meus caros (as) amigos (as).

A formação maior que podemos ter acesso e temos de facto é a vida. E curioso como ela por linhas travessas, súbtis, diabólicas nos dá cada estalada...ufa...com tanta intervenção divina cruzo os braços, com um sorriso na cara, mas cruzo.

As pessoas estranham porque reajo com umas, e com outras encaro as piores situações com uma leveza, até um doce trago sinto de vez em quando. Eu sei porquê. Não reajo a gente ignorante. Gente que era preciso explicar tanta, mas tanta coisa, para perceberem uma coisa tão pequenina e tão superior que se chama educação...e daí a aprenderem até colocarem em prática...ui...não dá...não vale a pena...são os ignorantes. Mas estes ignorantes são formados e bem formados pelas melhores escolas e melhores professores, os que chamam catedráticos, sabem? Nem sei como certas pessoas não recebem uma chamada da NASA...é que com tanta formação e profissionalismo. (Deu-me um ataque de riso!)

Por favor pessoas comuns não deixem que estas pessoas especiais vos coloquem o pé em cima, não deixem que a vossa auto-estima oscile por um segundo que seja, não acreditem no que ouvem, mesmo que seja diariamente...porque essas pessoas especiais têm um grande vício: brincar às bonecas, às casinhas, aos empregos...é apenas um jogo. Não há dinheiro que pague esse jogo.

Quando nos vemos livres dele e quando damos conta que a vida cá fora continua e com caras desta vez...aí sim aprendemos a verdadeira lição: que somos bons naquilo que fazemos, que temos potencial, que fazemos inveja, que sabemos quem somos, que podemos constituir uma ameaça...e de tantos valores que temos...Sabe tão bem ter consciência de quem somos! Porque a partir desse momento, ninguém mas ninguém "goza" com a nossa cara.

E já agora obrigada aos meus formadores, foram vários, continuam a ser, e para dar uma pista nenhum deles é "catedrático".

Gentinha levantem a cabeça que está colada ao vosso umbigo e reparem que nem só de unhas, cabelos, e roupinhas a vida é feita...Sucesso não é = família, casa, emprego, mas, a amor!!! Felicidade é fidelidade e não eurinhos muitos para brincar ao faz de conta. Larguem por um dia os vossos teatrinhos, olhem-se ao espelho e ponham a mão na consciência e questionem-se: mas quem sou eu afinal? Ninguém. Somos pó. Todos.

2 comentários:

Saúdde Perfeita disse...

Aplaudo-te de pé amiga...
Beijinhos

Glaukwpis disse...

Olha a Rita!
Boas escritas*