quinta-feira, 6 de julho de 2006

ETERNAMENTE SÓ?

Às vezes damo-nos conta de que estamos sós, e de que os grupos não passam de uma fachada, de uma farsa, que existem porque cada um sabe que proveito quer tirar...mas será possível não se tirar nenhum proveito de um grupo mesmo sem essa intenção? As pessoas aprendem umas com as outras, até com as mais fracas...temos sempre algo a dar de nós, por mais que seja pouco, ou por mais que não interesse a ninguém. Mas ainda hoje se cai no profundo erro de querermos aprender com os melhores, sem termos consciência que os melhores já foram os piores e para subirem a dita escada da fama, que pelos vistos só isso justifica juntarmo-nos a alguém, precisaram igualmente de lidar com todo o género de pessoas, mesmo aquelas que à partida temos a noção de que não nos interessam no sentido de aprendermos algo com eles.
Quando se quer brilhar, nem que não seja para nós mesmos, e já considero um grande feito, temos de arregaçar as mangas e seja o que Deus quiser, porque nada nesta vida é prevísivel, muito menos o sucesso!
É com grande desespero que lido com a falta de humildade de pessoas que sem conhecerem as outras, ou melhor, que sem as tentarem conhecer, erguem desde logo uma enorme barreira, de tal modo grande e forte que se torna à partida impossível de derrubar. Só nos damos conta que não aprendemos nada com determinado trabalho depois de o realizarmos, e mesmo esse nada, foi um nada que foi apreendido!Existem ainda pessoas que têm medo de perder tempo...e não se apercebem que a partir do momento que colocam essa questão a elas próprias, não só já estão a perder tempo, como já perderam uma série de oportunidades!
Mas o que é isso de perder tempo?O que é tempo perdido?
Já fiz trabalhos que não me deram prazer, mas daí a considerar uma perda de tempo vai um longo caminho!!
Há alguém que vai perceber este texto lindamente...fiquei a pensar, foi positivo?Sim!Todos os minutos da vida contam, mesmo aqueles em que se preenchem de dissabores e desilusões.
Tenho tanto a aprender...tanto, e estou ansiosa por mais, venham as "marradas" contra a parede, só isso me faz continuar!É a lei da insatisfação!!
Uma vez o encenador John Mowat disse-me no seu inglês cerrado (passo a traduzir): "Há coisas em ti tão pequenas, não passam de pormenores, mas que me dão vontade de pegar em ti e trabalhar exaustivamente só contigo, mas não posso, estamos em grupo!".
Vindo de quem vem, de uma pessoa que eu admiro profundamente, um génio das artes de teatro fisíco-visual, foi algo que nem consigo explicar por palavras, encheu-me o coração, não por momentos, não por umas horas...mas para o resto da vida! Porque confirmei a minha teoria, quem ama o teatro não precisa de grandes personagens para ser o protagonista, quem é humilde ao ponto de repetir os mesmos exercícios vezes sem conta, mesmo tendo em mente que já fez aquilo uma série de vezes, só pode estar nesta vida por amor, porque quer aprender!
Quero lá saber de onde vem o teatro!Quando nasceu!Quem o inventou!Quem foram os mais célebres protagonistas!...Os melhores músicos regra geral não sabem ler pautas!O Saramago não sabe fazer pontuação!O Mia Couto reinventa palavras que não constam em parte alguma!...O Einstein era um péssimo aluno a matemática!O Woody Allen trabalhava numa fábrica!Isto diz tudo, e muito mais, fecha a questão!Assunto arrumado!Quando se quer vai-se em frente e não se colocam questões!

10 comentários:

José Leite disse...

Gostar de teatro é gostar da vida! todos somos actores e a vida é um palco!

Suponho que isto foi dito por Shakespear, mas, ao ler todo o teu texto, vejo que comungas do mesmo ideal!

E "viver" é cumprir ideais projectados anteriormente...

Gostei do que está escrito. Mostra que tens profundidade e podes ir longe!

Acredita em ti! Parabéns!

Maria Cota disse...

As grandes questões da Humanidade permanecem sem resposta. Da Antiguidade Clássica até aos nossos dias, as inquietações dão exactamente as mesmas.
Apenas as roupagens divergem e a pulsão/paixão pelo Teatro, pela possibilidade de vestir, despir, encarnar, corporizar um manancial de personagens distintos que, no fundo, nos habitam, na sua totalidade.
Todos nós somos múltiplos como Pessoa e quem ainda não se apercebeu disso, enclausurando-se numa qualquer torre de marfim inatingível, perde tudo!
A possibilidade de poder "perder tempo" é maravilhosa, é uma crença na eternidade hipotética!
Se insistirmos em nos fecharmos às oportunidades, à Vida, cedo definhamos...

Boa sorte para este auspicioso projecto!:)
Beijinhos
Maria

Anónimo disse...

Eternamente só? não,
felizmente por saberes o que queres e te espera :)
Gostei mto do que escreveste da primeira até á ultima ;)
Um beijo ritanery
e um bom fim de semana ;)
sorri :)

joshua disse...

Tive um maestro meu grande, grande amigo que dizia: «Sabes cantar? Então isso é tudo. Se te vêm confrontar com o saberes música ou não, pensa que é treta, vaidade, é a conversa da mediocridade. O que conta é o teu valor artístico, a tua qualidade, coisas que tens e eles não».

Beijos

Joaquim Santos

www.joshuaquim7.blogspot.com

K'os disse...

ninguém está só ... podemos estar numa situação solitária.

sim estamos sempre a aprender, seja com os mais fortes ou menos, cada um ensina algo diferente, basta nós querermos.


Nem tudo o que fazemos nos dá prazer, mas não é por isso que não se aprende ou evolui pode até acontecer o contrário aprender-se e muito.

teatro ... transmitir para o real algo que está em papel de forma que tenha sentimento e vida não é fácil

...

gostei


:)


Nota: obrigada pela visita ao meu blog

João Leite Duque disse...

Desejo te a continuação de uma boa semana ritanery :)
um beijo :)
sorri mto :)

orianah disse...

De facto quem fala assim gosta do que faz,e sobretudo mostra uma grande determinação! E determinação é meio caminho andado para chegar onde queremos!E pelo que tenho lido no teu blog, não tenho a mínima dúvida de que vais chegar lá! :)

Catarina disse...

Vim conhecer o teu cantinho!
Obrigada pelas tuas palavras no meu "Pó".

Beijinhos

saltapocinhas disse...

Olá Rita!
Agradeço as palavras sim~páticas acerca dos meus gatinhos... Aquele blog não é o meu, é uma espécie de colectividade! Eu pus lá o post dos gatinhos porque quanto mais gente ler, melhor!
Se quiseres conhecer o meu, segue o link...
Quanto a aprendermos com os outros é mesmo assim, tenham a idade que tiverem! Eu farto-me de aprnder todos os dias com os meus alunos, que são pequeninos...

Anónimo disse...

Apesar de adorar tudo 0o que escreves, é lógico que não poderia deixar de fazer um pequeno comentário a este em particular.
Eternamente Só? Acredito mais no eternamente em grupo, em bora cada momento traga a necessidade, ou não, de um pouco de solidão...
Sinceramente o que interessa, na minha modesta opinião, é dar-mos valor ao que fazemos, termos gosto em fazê-lo porqeu acreditamos que assim marcamos alguma diferença ou então simplesmente porque nos faz rir. E é isso que tanto precisamos, rir ... Ás gargalhadas ...
Mil Beijinhos ;P