segunda-feira, 17 de julho de 2006

FÉRIAS??


É com bastante admiração que o comum mortal reflecte no facto dos índicies de suícídio serem maiores no Verão do que no Inverno! Pois a mim não me causa espanto algum, até acho compreensível, apesar de não considerar pláusivel desfecho tão trágico.
Ao Verão associa-se de imediato férias! A estas (férias) locais paradisíacos! A estes um descanso profundo que irá compensar o trabalho duro que tivemos durante um ano! E como se não bastasse, também pretendemos total harmonia, felicidade e farra com aqueles com quem vamos! Não será pedir demais? É claro que sim, mas nem por isso estas férias deixam de preencher os nossos desejos, logo se não as tivermos, (quase ninguém as tem), vem por aí um grande drama!!
Porque fica sempre bem responder à pergunta da praxe:
- "Então como foram essas férias?"
- "Muito boas!Este ano optámos pela neve!"
....ou....
-"As viagens que fizemos foram uma loucura total!"
Ninguém quer dizer, e eu acho piada a isto, (estou-me a rir neste momento):
- "Este ano nem fiz férias,isto está mal de finanças!"
....ou pior ainda....
- "Fui até à Barra quinze dias, aquela pensão era muito jeitosa!"
A questão é que, para muitos não para todos, porque não quero generalizar, o pico das férias nem são bem as férias, mas o regresso, o bronze, e as novidades (quase sempre exageradas) que se tem para contar! Para outros tantos gera-se o pânico. Porquê? Porque não há nada para contar, ou ainda o que há é seguramente muito deprimente e como tal uma humilhação.
Qual a admiração de tantas depressões no Verão? De tantos suicídios? Tempo livre, significa tempo para pensar, e muitas vezes para chegar a conclusões drásticas, de que não temos realmente nada que nos interessa para fazer, ou pior, não temos ninguém...
É uma época em que quase se exige boa disposição, alegria, que a vida nos corra bem...e aqueles com reais problemas tornam-se evidentemente em alvos fáceis, em pessoas frustradas que vêm aquilo que desejavam ser ou ter nos outros de uma forma perfeita. Ainda que não exista perfeição, todos nós o sabemos, um deprimido tem grandes facilidades e bons argumentos, para a encontar nos outros!
Mas isto não cabe só no Verão, mas em todas as épocas festivas...desde o Carnaval ao Natal, talvez só mesmo a Páscoa passe, porque é entediante para todos!!!
Como o Jorge Palma diz: "Reduz as necessidades se queres passar bem..."

2 comentários:

orianah disse...

Se as pessoas se suicidam mais no Verão não sei, mas o que sei é que ando mesmo a precisar de umas feeeerias!

Al Cardoso disse...

Olha desculpa sair do tema, mas e so para te dizer que podes voltar e comentar todas as vezes que queiras, como viste eu sou civilizado e aceito todos os comentarios, mesmo ate de tipos ss.
vem mais vezes