terça-feira, 11 de março de 2008

LEMBRO-ME DE TANTA COISA!


A propósito de um exercicício de saudosismo que li no blog de uma amiga (www.pechisbeque.blogspot.com) apeteceu-me de repente fazer o meu próprio exercício. Olhei para trás e vi este cenário:
07h00-toca o despertador, o qual desligo sem a menor preocupação, só penso em continuar quentinha a dormir;
07h30-começo a ouvir um outro despertador: os meus pais, gritos e vozes irritadas de um lado para o outro enquanto dizem: "Não posso chegar tarde ao emprego!!!Se não te despachas ficas em casa!" (quantas vezes...);
07h45-banho...bom...mas a cama estava bem melhor;
08h00-pequeno almoço, ou melhor, leite, o pão comia-o no carro;
08h30-toque de entrada, e a Rita (pareço um jogador de futebol...)lá ía não em direcção à sala, até porque até ao final do ano nunca soube o meu horário, muito menos as salas...mas sim em direcção às arcadas para fumar o meu cigarro matinal...;
08h40-já estou a abusar da sorte, é melhor ir indo...as arcadas estão vazias, geladas...vou para a sala;
08h45-cheguei, os olhares são sempre os mesmos,o hábito já não espanta e o próprio professor não liga. Torce o nariz, solta uma palavra menos agradável, mas nada que a descomunal soneira não apague em segundos da memória;
AULA-toca a pôr a conversa em dia, em comentar o(a) colega do lado...corriamos todos, até chegar ao professor e acabar em nós mesmas, pelo menos desde cedo aprendi a rir de mim!!
A seguir-ginática=café, cigarros e fofoquices...
ALMOÇO-batastas fritas a correr, lá ía eu e mais mil como eu pelo parque da cidade até à casa da minha avó, na sé da cidade...com um bocadinho de sorte o tal rapaz até ía para os mesmos lados, e se não fosse, iamos nós!!
TARDE-quase sempre livre, apartamento estranho, musica, cigarros, comida, roupa, rapazes, rapazes, rapazes... já mencionei rapazes?
Não? Rapazes...e...e...muita noite!! Combinada com uma semana de antecedência!
NOITE-telefone sempre ocupado,coitado daquele que tinha alguma urgência em falar com alguém cá de casa...telefono para uma, telefono para a outra, enquanto a primeira está a falar com outra qualquer..."Mas há assim tanto para falar?Não estiveram o dia todo juntas?" a voz consciente dos pais que teimavam em falar em contas telefónicas, algo que nem no nosso imaginário existia;
No dia seguinte normalmente estavamos vestidas com as roupas de uma, as nossas roupas noutra...e o dia nunca era igual...lembro-me dos feriados que passavamos no quarto de banho a fumar, com vergonha de o fazer nas arcadas...lembro-me dos paniques de chocolate bem quentinhos que queimavam a lingua mas que apesar das filas infernais, bastava eu aparecer para a Dona...(já não me lembro) me esticar o braço com o dito panique, atitude que provocava alvoroço, mas o panique já estava na minha boquinha!...lembro-me dos boicotes que faziamos aos professores, lembro-me de ir para a rua, lembro-me de reprovar por faltas e na semana seguinte já poder dar as mesmas, lembro-me de tirar 5 negativas no segundo periodo do meu 8.ºAno e de apenas por pirraça ao meu pai não tirar nenhuma no terceiro (a psicologia dele funcionou!), lembro-me de sair mais cedo das aula para ir ter com meu namorado à Escola Comercial...lembro-me de jogar às cartas nos testes de matemática, lembro-me se sair da sala pela janela, lembro-me de me cantarem uma serenata durante uma aula de ciências, lembro-me de me cantarem os Parabéns na rádio da escola, lembro-me de ser a maninha do melhor guitarrista de Viseu e de andar com os rapazes mais velhos e mais giros...lembro-me de levar um teste feito e após conseguir heroicamente trocar as folhas de teste, dar conta de que não era o mesmo, ou pelo menos não totalmente, daí ter passado a hora toda a riscar o que não interessava (era muito!), lembro-me de me sentar com os pés na cadeira "É assim que te sentas em casa?" "É", lembro-me de estar de mãos dadas com um amiguinho em todas as aulas de Geografia, lembro-me de chorar e de sentir o abraço forte de um namorado, amigo,que morreu mais tarde naquela estúpida mota em que eu sempre me recusei a andar...lembro-me de tanta coisa!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Fenomenal, como sempre... Fico feliz por ver que finalmente voltaste a escrever. Obrigada. Beijinho enorme amiga. Patrícia Seixo

Anónimo disse...

tantos rapazes giros numa so recordacao... beijinho